Capa » Notícias Gerais

21 de Maio de 2021 às 13:39

Firmado Acordo Coletivo do SESI-SENAI-IEL

O SENALBA-MS garante reajuste salarial com 100% da reposição inflacionária mais 0,5% de ganho real, aos trabalhadores do SESI-SENAI-IEL. O índice de reajuste será de 8,09%. 

A última mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aconteceu no dia 17 de maio. Representaram o SENALBA/MS a presidente Maria Joana Barreto Pereira, o secretário Antônio Flávio da Silva e o assessor jurídico Dr. Rubylan Oliveira. 

“Mantivemos os direitos do instrumento normativo anterior, também garantimos o aumento do Auxílio Dependente Especial para R$ 500, 00 e Auxílio Creche para R$ 280, 00. Além disso, garantimos a inserção da cláusula que assegura que no próximo instrumento o ticket alimentação será negociado entre as entidades laboral e patronal”, destaca Maria Joana. 

Após o sindicato dialogar com professores, foi acordada a cláusula de prestação de serviços por professor/instrutor entre as entidades do SESI-SENAI-IEL. Desta maneira, o profissional poderá prestar serviços de forma compartilha entre as três instituições e receber a remuneração com o valor da hora/aula conforme o estabelecido na entidade onde o serviço foi prestado. Somados os valores, o pagamento do salário será efetuado pela entidade que o contratou.  Assim, sua remuneração poderá ser maior, tendo em vista o aumento das horas trabalhadas.  

Segurança dos Trabalhadores 

O advogado Rubylan Oliveira destaca que o Acordo Específico é uma relevante ferramenta de defesa dos trabalhadores. “É importante ressaltar o valor do ACT. É o documento que norteia as relações de trabalho, juntamente com a legislação em vigor. Sem o sindicato, esses benefícios poderiam estar reduzidos ou nem mesmo existir”, avalia. 

Manutenção dos Direitos 

O diretor Antônio Flávio, destaca que é preciso unificar a caminhada. “Diante do cenário de enfrentamento à pandemia, sabemos que muitas categorias não receberam nem a reposição salarial, com perdas nos valores das remunerações. O SENALBA-MS é representativo e está aqui para resguardar os trabalhadores do SESI-SENAI-IEL. Mas, para manter essa força, mais que nunca devemos somar, precisamos de novos associados que ajudem o sindicato a continuar existindo para defender conquistas e ampliar os benefícios. Nossa sede é ao lado da Casa da Indústria, conheça nosso espaço, nossa diretoria e filie-se! 

Fonte: Adriana Miceli/Senalba-MS 


K Outras notícias